Por dentro dos detalhes da nossa primeira loja física

Escrito por: Matheus Rodrigues, co-fundador da Amiza


Por que uma loja?

Ouvi essa pergunta diversas vezes. Pelo momento de intensa atividade digital que vivemos, acelerado por conta do isolamento decorrente da pandemia do Covid-19, além da incerteza acerca da retomada da normalidade total, talvez não seja esse o caminho mais prudente a se seguir. Apostar em uma estratégia de expansão baseada nas vendas online poderia custar menos e ser mais rentável. Mas por qual motivo abrir uma loja?

Acredito que essa foi uma decisão que só no futuro vamos entender se deu certo. Ter um ponto de contato real com nossos clientes nos permite criar uma conexão mais rápida e intensa entre os valores da marca e do consumidor, o que vai nos tornar uma marca mais forte; nos dá mais agilidade para decidir em quais produtos devemos focar; nos possibilita proporcionar uma melhor experiência (e mais difícil de ser esquecida) , elevando a satisfação, e por consequência tende a reduzir nosso custo de aquisição de clientes; facilita a identificação do perfil do nosso consumidor; além de transmitir maior confiança e credibilidade, reforçando nosso posicionamento.

Tentamos tornar a loja um ambiente extremamente amigável, que seja muito mais marcante, aconchegante e desejado do que uma simples loja de roupas. Acho que conseguimos. Está sendo interessante perceber a percepção das pessoas sobre algo que foi tão pensado e trabalhado. Algumas vezes causamos exatamente aquilo que queríamos causar, outras vezes os resultados não saem como esperávamos, e são nessas “outras vezes” que nos lembramos que ainda há muito o que melhorar.


Imagens que falam

Queria muito que tivesse na loja alguma referência sobre um tema que penso ser pouco compreendido ou praticado pelas pessoas. Com a ajuda do meu sócio, encontramos duas ilustrações que representam o quão importante é a persistência na busca por um objetivo. Vejo a persistência como um dos mais importantes princípios para alcançar qualquer objetivo, já que na maioria das vezes as coisas que queremos tem um certo nível de dificuldade. Persistir é essencial, mas é diferente de insistir. Tem coisa que definitivamente não funciona, e tentar mais vezes é apenas desperdício. Isso não significa que devemos desistir, só mostra que precisamos achar um modo diferente de tentar.

O primeiro quadro mostra um gráfico que poderia representar várias coisas da sua ou da minha vida, e em certo ponto, aparece a expressão “isso não faz sentido”. Essa frase é dita após um período de esforço, mas sem resultado. O mais interessante é que na imagem vemos que o gráfico sobe de forma expressiva pouco depois da frase, justo no momento onde a desistência é mais comum. Os momentos mais difíceis costumam anteceder os momentos de maior felicidade. O segundo quadro mostra de forma simples e objetiva que errar faz parte do caminho até o sucesso. Diferente do fracasso, que é a ausência de tentativas e por consequência, a ausência do sucesso.


Estamos em construção

Gosto muito de tijolos porque simbolizam a construção de algo, e fiz questão desde o início do projeto de ter na loja uma parede de tijolinhos aparentes. Além do significado, acho que eles deixam o ambiente mais bonito. Construir é sempre uma tarefa árdua, basta olhar para uma obra e prestar atenção nos trabalhadores. Nossa parede conta com mais ou menos 800 tijolos. Se eu retirasse qualquer um deles, sua ausência seria muito clara. A necessidade de todos os tijolos para a construção dessa parede nos relembra de todos os passos que precisamos dar para chegar aos nossos objetivos, degrau por degrau, ou melhor: tijolo por tijolo.

A frase “estamos em construção” tem interpretações diferentes. Quem visita a loja e lê a expressão pode ter duas (ou três) impressões: a nossa marca/empresa (ou loja) está em construção; todos nós estamos em construção, incluindo quem lê. Acredito que a sede por crescimento é um dos principais fatores para chegar aos mais altos patamares, e isso faz parte da nossa cultura. Mas não são somente as empresas ou os profissionais que estão em constante desenvolvimento, o nosso lado pessoal também segue essa lógica.


LISA

Faz muito tempo que pensamos em uma linha de camisetas básicas, sem estampas e em cores mais neutras, seguindo um estilo mais discreto, e decidimos que seria legal dar destaque para essa categoria dentro do nosso portfólio de produtos. As camisetas da linha lisa são pensadas para o público que não quer perder tempo e energia decidindo qual camiseta usar e com o que combinar, seja para o dia a dia de trabalho ou para os momentos de lazer.

Além do conforto que já é conhecido em todos os nossos produtos, essas camisetas tem 4 características marcantes. Todas elas são: Lindas; Indispensáveis; Simples; Atemporais.


Milkshake de Amiza

Esse é um dos detalhes que eu mais gosto da loja. Essa imagem está em um quadro bem de frente para a porta de entrada e é uma das primeiras coisas que um cliente vê quando entra. Nessa ilustração estão representados praticamente todos os valores da marca e aquilo que nós identificamos que tem uma forte relação conosco. O quadro foi feito pelo meu sócio Antônio, com algumas contribuições minhas em termos de conteúdo, mas todo o trabalho gráfico foi realizado por ele.

Cada pequena parte presente na imagem tem um significado para estar ali, assim como praticamente tudo o que está presente na loja foi pensado para representar o que de fato é a nossa marca, além de tornar o ambiente mais amigável, desejável e inesquecível. Não tenho como descrever toda a loja neste artigo, e nem deveria fazer isso para não estragar a surpresa da primeira visita. Espero receber todos os leitores no nosso cantinho, e nos próximos “cantinhos” que virão no futuro.

Estamos apenas começando, e será sempre assim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *